terça-feira, 8 de novembro de 2011

Por que bocejamos, quando vemos alguém bocejar?

Você ja deve ter se perguntado isso!
Sempre quando você ver alguém bocejar da aquela vontade, seja tua tia gorda, seu irmão bêbado, teu cachorro, teu gato ignorante, qualquer coisa que você ver bocejando, faz dar a vontade de você bocejar também. Como eu também tive curiosidade, resolvi pesquisar o por que disso, e então descobri xD


Ao colocarem vídeos de adultos bocejando para elas, notaram que as crianças não autistas bocejavam bem mais que as outras.


Isso ocorre porque o bocejo em si, ativa nosso sistema límbico, a parte do cérebro responsável – entre outras coisas – pela empatia. A mesma que nos faz sentir bem perto de uma pessoa; a chamada, “química”.
Seja ela cognitiva ou afetuosa.


Pessoas com empatia, tem a capacidade de dividir suas emoções mesmo sem palavras. Um fica feliz e outro sorri, um chora e o outro entristece,  e por aí vai. Mesmo sendo muito comum em casais ou amigos de tempos, pode acontecer, no entanto, logo no primeiro contato.


Mais evidente que o bocejo, talvez é o que ocorre com o choro de crianças. É praticamente algo instantâneo. Quando uma começa a chorar em um grupo, todas as outras a acompanham fazendo com que nós adultos, fiquemos imaginando se existe algum tipo de  comunicação entre elas – talvez um complô para dominar o mundo – que não conseguimos detectar.


Existe, claro, uma outra teoria que diz que o bocejo contagioso é um simples reflexo natural do corpo, sem nada a ver com empatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário