sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diga "Olá" a Invisibilidade!



invisibilidade é um dos desejos mais constantes não só na história secreta das fantasias coletivas, senão talvez também na história pessoal: quem, sendo menino, não quis alguma vez ser invisível sem importar com quais propósitos?

E talvez isto possa acontecer agora graças a ciência, em particular a pesquisa física e a nanotecnología. Utilizando nanotubos de carvãoAli Alievpesquisador da Universidade do Texas, conseguiu tornar invisível uma superfície sólida, como se repentinamente sobre esta caísse uma dessas míticas capas mágicas de Harry Potter.

- "Realmente podemos ocultar objetos. Podemos mudar por um momento e fazê-lo desaparecer", declarou Aliev, acrescentando que esta "camada de invisibilidade" funciona a partir do fenômeno conhecido como "efeito de espelhismo", o mesmo que acontece em lugares de altas temperaturas, como os desertos, onde o calor gera os famosos espelhismos.

No entanto, com tudo o que esta tecnologia possa ter de surpreendente, é um pouco triste saber que o primeiro uso planejado quando por fim seja aperfeiçoado e possa ocultar objetos de maior tamanho, será cobrir tanques de guerra com este material para que resultem invisíveis para mísseis termo-guiados.


Leia mais: http://www.ndig.com.br/item/2011/12/a-conquista-da-invisibilidade-com-a-nanotecnologia#ixzz1giQYTc2B

Nenhum comentário:

Postar um comentário